Introdução

A Associação de Surf da Ilha Terceira (AST), organiza, em parceria na produção com o JiggyBeach Sport Bar, pela primeira vez, o campeonato de ondas grandes, o “XXL Ilha Terceira”. Este evento visa a promoção da prática de Surf nos locais onde essas ondas ocorrem na Ilha Terceira. A prática de Surf em ondas grandes é uma actividade difícil e requer um grande empenho dos seus praticantes. As ondas grandes propiciam momentos únicos e de grande beleza natural em que o Homem e a Natureza se encontram e se desafiam ao limite. O Surf é uma actividade que promove hábitos de vida saudável e, como tal, deve ser impulsionada de forma a que todos conheçam o potencial de Surf na Ilha Terceira.

Instituição

Associação de Surf da Terceira, a AST é uma Associação sem fins lucrativos.É representada pela sua direcção através de Carlos Leal, Presidente; Orlando Guerreiro, Secretário e Sérgio Aparício, Tesoureiro, com a sede na morada: Biscoito Bravo n.º 47, na Freguesia dos Biscoitos, no Concelho da Praia da Vitória, com o NIF 508949785.

NIF – 508949785

Contactos

916725085 - Carlos Leal

966821198 - Orlando Guerreiro

963428849 - Sérgio Aparício

Projecto: AST – Ilha Terceira – Campeonato de Ondas Grandes

A AST, em conjunto com a Jiggy Club Produções, vem por este meio apresentar o seu melhor projecto, no que concerne à realização do evento de Surf, “O Ilha Terceira XXL – Campeonato de Ondas Grandes”. Este campeonanto consiste em recolher as melhores imagens, quer fotografadas, quer filmadas, da maior onda surfada (take-off e drop), maior tubo ou “baldo”, e enviá-las para o Blog da AST, referindo que se candidata ao campeonato XXL JIGGY.

Cada atleta e respectivo fotógrafo poderão concorrer com o número de ondas que entenderem. O prémio total será repartido pelas categorias de Surf e Bodyboard e pelos atletas e fotógrafos. O limite mínimo admissível, em termos de altura da onda, é de, sensivelmente, 2 metros na categoria de "Maior Onda". Os fotógrafos poderão ser ou não profissionais. Para a definição dos vencedores, será nomeada uma Comissão que irá escolher as 5 maiores ondas, nas duas categorias, escolhendo a maior onda e atleta da temporada 2009/2010. Atenção que os correntes, tanto o surfista e o fotógrafo, devem estar de acordo em participar no evento de Surf, “O Ilha Terceira XXL – Campeonato de Ondas Grandes”, e que esse acordo é da responsabilidade dos participantes.

Duração

O campeonato decorre entre os dias 1 de Outubro de 2009 e 31 de Maio de 2010. (Esta data não é a apresentada na ultima assembleia mas a da prolongação do prazo efectuada.) Pretende-se aproveitar as excelentes ondulações que atingem a Ilha Terceira durante o Outono, Inverno e início da Primavera. Será premiada uma foto artística com o tema “onda,” que será apreciada pela mesma comissão de júris.

Impacto do Projecto

Este projecto (médio impacto) pretende promover a prática do Surf e do Bodyboard nos locais de surf existentes na Ilha Terceira. O contacto dos jovens com o meio marinho, através do desporto (Surf e do Bodyboard) e da arte fotográfica, é uma mais valia para contrariar outros caminhos menos saudáveis.

Quão importante é sensibilizar a sociedade para a importância dos oceanos e das zonas costeiras, através da fotografia e do desporto! Conduzamos então os jovens a criar hábitos de vida saudável, sensibilizando-os para a preservação da natureza.

Carácter Inovador

Pela primeira vez é realizado um campeonato de ondas grandes na Ilha, “O XXL, Ilha Terceira”. É o 1.º grande evento a nível surfístico, visando a promoção da prática de Surf , nos locais onde essas ondas ocorrem, a partir da fotografia.

Relevância Social, Cultural ou Educativa do Projecto

Julgamos que a proposta por nós apresentada vai ao encontro do que pensamos ser importante para a Autarquia, nomeadamente no que se refere à prática desportiva, ao contacto dos jovens com o ambiente marinho e à sensibilização da sociedade para a importância dos Oceanos e para a preservação da Orla Costeira de nossa Ilha.

Prémios

Maior Onda

Surf:
Surfista - Prancha de Surf,
Fotografo - Vale em compras de material fotográfico

Bodyboard:
Surfista - Prancha de Bodyboard,
Fotografo - Vale em compras de material fotográfico

Melhor Tubo

Surf:
Surfista - Prancha de Surf,
Fotografo - Vale em compras de material fotográfico

Bodyboard:
Surfista - Prancha de Bodyboard,
Fotografo - Vale em compras de material fotográfico

Maior Baldo

Surf:
Surfista - Prémio simbólico
Fotografo - Prémio simbólico

Bodyboard:
Surfista - Prémio simbólico
Fotografo - Prémio simbólico

Foto Jiggy Beach: Exposição da Foto no Jiggy Beach Sport Bar (Fotografo e Surfista) durante seis meses.

Melhor Foto Artística
Fotografo - Prémio simbólico

PS.: Mais uma vez pedimos desculpa pela divulgação tardia do regulamento. Apressem-se a enviar as vossas melhores fotos pois já só faltam 13 dias...