Release Media II

Obras Costeiras em Santa Catarina
Referir o excelente diálogo AST/USBA com a APTG, na pessoa da Srª Engª Conceição Rodrigues, que transmitiu desde o início do processo muita transparência e vontade de comprometimento numa solução de acordo que não violasse os interesses de parte a parte. Participação da USBA, nas pessoas do Arqº João Monjardino e do Pedro Arruda é obrigatório referir, para o bom porto da situação.

garantia por parte do Director Regional dos Transportes de um mês de observação para os surfistas e bodyboarders terem a certeza que a obra não afectará a onda. Desde o projecto inicial, a obra recuou duas vezes para um total de 12 metros e poderá recuar mais ainda caso se confirme a interferência por reflexão (ondas que batem na pedra e voltam para o mar, afectando a qualidade da onda seguinte).

Problema dos esgotos
A questão do Sr Secretário Regional do Ambiente, Dr. Álamo prometeu a resolução em 2010 da questão do esgoto e não estamos esquecidos disso  "ou a fábrica fecha ou resolve-se o problema dos esgotos" (sessão de esclarecimento sobre Santa Catarina realizada pela AST-USBA, aquando da vinda do Mike Stewart em Dezembro de 2009 na Casa das Tias do Vitorino Nemésio);
Os problemas de saúde pública associados ao esgoto da PESCATUM, por resolver há muitos anos. O facto do Mike Stewart, 11 vezes campeão do mundo, se ter RECUSADO  a entrar quando cá esteve e ter afirmado, tal como os profissionais q foram entrevistados pelo DI, bem como fotografos, surfistas e bodyboarders profissionais, VERT - revista bodyboard portuguesa, Publicação internacional “Stormriders Guide”, referem Santa Catarina como a melhor onda dos Açores e uma das melhores de Portugal, sem dúvida, comparável à "meca" hawaiana, "Pipeline", na costa norte da ilha de Oahu, havendo uma concordância generalizada entre a comunidade surfística quanto à qualidade MUNDIAL desta onda.

Potenciais da onda e envolvência
O potencial desportivo, de lazer, turístico da onda, em conjugação com a envolvente natural e humanizada, numa perspectiva sustentável, em ligação com actividades de orla costeira, pesca, caça submarina. passeios à beira mar, bicicletas, observação de aves migratórias no paul da pedreira do Cabo da Praia, considerado por Staphan Rodebrand, fundador e director do site "Birdingazores", que reúne imensa info sobre aves nos Açores, no passado dia 1 de Fevereiro na confª sobre Zonas Húmidas organizada pela CMPV, como "Provavelmente o melhor local para observação de aves neárticas do mundo," situado a apenas 200m a SE de Santa Catarina".


Conclusões:
Perspectiva integrada de recuperação e salvaguarda dos interesses da plataforma logística, combustíveis, portos e zona industrial com os interesses sociais e recreativos, turísticos e de potencial económico (surf, observação de aves) de impacto para a freguesia, concelho e mesmo ilha Terceira/Açores.

Confirmação da intenção e clearences de todas as partes para se realizar o Mundial e Nacional nos Açores, e ainda o problema dos esgotos a resolver: um problema q pode por em risco toda a operação e q ja devia estar resolvido. Acreditamos na boa fé das entidades, mas o tempo urge e intenções não chegam, se não se puder fazer o Mundial, imputar-se-á a responsabilidade da transferência para outro local nos Açores à SRAM, pois é a instituição que tem a competência para resolver o assunto, conforme assumido publicamente pelo Sr. Secretário na Casa das Tias, em Dezembro de 2009.

Atentamente,
Carlos Leal
Direcção da AST