O Centro de Ciência de Angra do Heroísmo (CCAH) em parceria com a Associação de Defesa do Ambiente Gê-Questa organiza a IV edição da Semana do Mar, cujas actividades começaram na segunda feira e terminam no próximo domingo. Este evento refere-se ao Dia Mundial Marítimo, celebrado pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O Dia Mundial Marítimo é um evento anual que realça a importância global das indústrias marítimas para o comércio mundial, a promoção da segurança no transporte marítimo e da necessidade de protecção dos ecossistemas marinhos e seus recursos. 

Os objectivos desta semana são a colaboração com instituições de apoio social e grupos carenciados,  promoção de uma semana em que o público-alvo seja sensibilizado para a importância da preservação do mar, seus recursos e ecossistemas, a importância como zona de práticas de lazer e as questões de segurança que envolvem a prática balnear e de desportos aquáticos e finalmente a integração de instituições promovendo iniciativas do interesse comum.

Esta semana tem tido uma forte componente social através da participação de instituições de apoio social como a Cáritas, Irmandade Nossa Senhora do Livramento, Santa Casa da Misericórdia, Associação Cristã da Mocidade e Casa de Saúde de São Rafael. Esta edição conta com o apoio da Universidade dos Açores, OMA-Observatório do Mar dos Açores; Marinha Portuguesa, APTG, Octopus Diving Center, Aguiatur, Ocean Emotion, Diveropus, Clube Náutico de Angra do Heroísmo, Clube Naval da Praia da Vitória e Associação de Surf da ilha Terceira.

Amanhã realiza-se uma acção voluntária de limpeza subaquática no Porto de São Mateus da Calheta a partir das 9h00, com o apoio do CCAH, Gê-Questa e das empresas Octopus e Diveropus.

Às 15h00 realizar-se-á, mediante as condições atmosféricas, uma acção de observação de aves selvagens na zona da Ponta das Contendas e às 16h00, no mesmo local, dar-se-á início a um workshop de iniciação ao Surf e Bodyboard, da responsabilidade da AST-Associação de Surf da Ilha Terceira. Para mais informações contactar o nº 916725085.