A Surfrider Foundation Azores organiza no próximo fim-de-semana, várias acções de protecção e preservação do litoral.

No âmbito das Iniciativas Oceânicas organizadas pela Surfrider na Europa, acontece no próximo fim-de-semana, de 22 a 25 de Março, várias acções de protecção e preservação do litoral, e de luta contra os resíduos em várias zonas costeiras nas ilhas dos Açores.

Este ano as Iniciativas Oceânicas são integradas na campanha Rise Above Plastics - Vamos reduzir a nossa pegada plástica, lançada pela Surfrider Foundation, com o objectivo de reduzir o impacto de plásticos descartáveis no ambiente marinho através da sensibilização para os perigos desta poluição. Por isso um dos alvos principais das acções programadas para este ano é o plástico, que representa 60 a 90% dos resíduos encontrados.


Para além das limpezas programadas, a Surfrider Foundation nos Açores irá simultaneamente fazer o levantamento dos problemas costeiros nas zonas seleccionadas para a realização das acções e reivindicar contra as descargas de esgotos que continuam a existir em algumas dessas zonas frequentadas pelos surfistas durante todo o ano.

O objectivo é sensibilizar e alertar através destas operações, envolvendo os cidadãos e governos, levando-os a proteger e preservar os oceanos e o património natural.

Os meetings irão decorrer em várias ilhas dos Açores e a Surfrider confirma para já os eventos durante o dia 24 de Março nas seguintes ilhas:

S. Miguel - Monte Verde
Terceira - Santa Catarina
Faial - Praia do Norte

A Surfrider Foundation Azores vai fornecer material educativo e de incentivo, bem como apoio logístico, para aqueles que queiram juntar-se a esta causa.

A AST associa-se a esta iniciativa e convida todos os associados e simpatizantes dos desportos aquáticos a participarem.

Tem orgulho e participa nas Iniciativas Oceânicas da Surfrider!