A Associação de Surf da Terceira – AST - com o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo recebe, no final deste mês, o Allianz Portuguese Surf Film Festival que volta a apresentar dois filmes, naquela que será a última etapa do ano do Surf Films Roadshow. Será já no dia 28 de Novembro, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.

Como é habitual em todas as etapas do Surf Films Roadshow, haverá uma instituição a beneficiar dos donativos angariados. Em Angra do Heroísmo será a Irmandade de Nossa Senhora do Livramento, que acolhe crianças e adolescentes em situação vulnerável e que encontram nesta Instituição a sua principal referência familiar.

O valor angariado pelo Surf Films Roadshow nesta etapa servirá para dar a oportunidade a estas crianças de terem aulas de surf com a AST, numa lógica de encontrar inspiração para a vida pelo desporto e nomeadamente pelo surf. Um batismo para muitas delas e quem sabe não será o início da formação de futuros atletas açorianos.

Para contribuir, basta vir assisir à sessão de cinema e o valor da entrada, 1€, irá reverter na sua totalidade para esta causa social. Haverá também outras formas de contribuir, como pela aquisição de latinhas Cego do Maio, edição limitada, pelo valor unitário de 3€.

São dois os filmes apresentados e que marcaram presença no Verão na Ericeira, durante o Allianz Portuguese Surf Film Festival. A sessão começa com o filme ALOMBRE de Thomas Queyraud, que nos leva a conhecer pessoas livres, felizes por praticarem a sua arte, num filme com momentos emocionantes e filmado na maior península francesa: a Médoc.



O segundo filme será BEHIND THE TIDE, de Romain Jucherau, e que é um documentário com uma janela para a cultura de surf de artistas independentes e artesãos envolvidos em fotografia de surf, arte, shaping e envernizamento de pranchas de surf pelo mundo, usando materiais e processos tradicionais semelhantes. Destaca também vários surfistas filmados na Cornualha, Austrália e França, usando artefactos de surf como pranchas de madeira, alaias, pranchas de single fin, pranchas médias, longboards, e handplanes.

Em simultâneo com o Surf Films Roadshow, estará patente a exposição “O nosso Mar”, com Fotos de locais e momentos particulares da costa da ilha, vividos e registados através da objectiva de seis fotógrafos da Ilha Terceira.


São eles: Paulo Melo (fotógrafo bastante conhecido na ilha Terceira por ser bastante assíduo nas mais diversas provas desportivas e o fotógrafo mais presente junto da comunidade de bodyboard local, em particular, na mítica onda de Santa Catarina), Filipe Lourenço (surfista multifacetado com trabalho reconhecido na fotografia da natureza), Rui Moniz (um dos surfistas locais mais presente nas ondas da Praia da Vitória, com um estilo power-surf e com um talento natural para captar o momento exacto para conseguir uma excelente fotografia de surf), João Rocha (um dos fotógrafos que mais explora e regista o potencial de ondas inexploradas na costa da ilha Terceira), Filipe Barata (com um portfolio que inclui diversos tipos de fotografia: Surf, viagens, natureza, aves, etc.) e António Araújo (é o único fotógrafo profissional e que tem já um trabalho bastante extenso com fotografias de elevada qualidade e de projecção internacional).

A sessão terá lugar ao final da tarde, com hora exata de início às 17:30, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.