quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Terreiro


Fonte:http://tuberiders.blogspot.com; Foto:Tissiano
http://lestadasurfspot.blogspot.com/2009/02/salvar-o-terreiro-governo-regional.html
http://tuberiders.blogspot.com/search/label/SOS%20Terreiro?zx=181f21a63c223727
4 de Fevereiro de 2009. Nesta data, Filipe Alves, surfista assíduo da onda do Terreiro publicou uma mensagem no conhecido Blog de surf "TubeRiders" e no seu próprio Blog "Lestada". Podem ver na íntegra o conteúdo da mensagem em um dos link acima. Passo a citar o que foi referido nessa mensagem que consideramos mais importante: "ofício da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar de 03/02/2009, a mim dirigido (não sei porquê, talvez pelo LestadaSurfSpot e pela divulgação feita), onde "nos" vem informar o que passo a transcrever: "serão salvaguardados os valores de natureza histórica e valorizado o património existente","Mais se informa que será efectuada uma avaliação cuidadosa à densidade do manto e analisado e processo de deflexão e reflexão das ondas." assinado pelo Chefe de Gabinete Sr. João Pedro Terra Garcia, e CC ao Secretário-Geral da Presidência do Governo e ao Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo"

Hoje foi constatado por vários surfistas que as obras recomeçaram e que a área que supostamente seria desimpedida, está novamente a ser invadida por pedras para, provavelmente, a construção de mais uma promenade na costa da Ilha Terceira.


Fonte:http://tuberiders.blogspot.com; Foto:Moura
A AST espera que esta situação não passe de um mal-entendido e que a praia utilizada para a saída e entrada no mar volte a ser desimpedida. Uma vez que, se a onda já não é o que era devido à obra (realizada sem qualquer tipo de consulta pública), e que não respeitou aqueles que mais amam o mar, resta-nos apenas proteger o acesso ao Mar.
Queremos também chamar a atenção dos que costumam lá surfar para o perigo que aquela área representa, em especial neste momento em que deverão existir mobilizações constantes de material rochoso de grandes proporções (entenda-se CALHAU).
quando entrar o set, antes do bico-de-pato olha pra trás, é que pode estar a "entrar" o calhau!!

2 comentários:

moura disse...

Sr. presidente da associação ( pelágico ), gostaria de saber se face a esta situação a AST está a pensar em tomar alguma iniciativa para mostrar o seu desagrado aos intervenientes nesta obra...cumprimentos!

Pelágico disse...

Ola Moura, não sou o presidente da AST e não precisas de me tratar por "Senhor".
Pelágico é um pseudónimo que uso na net.
A iniciativa que aconselho é a mesma que já foi realizada no passado. Uma reunião (e não manifestação, ou nós é que seriamos ainda considerados os criminosos) para relembrar os decisores politicos do que prometeram.
Posso ainda te informar que a AST enviou um oficio (há mais de um mês e meio) para sermos informados acerca das obras costeiras no cabo da praia. Infelizmente e inocentemente não nos manifestámos ainda acerca deste problema porque pensamos que a zona de praia seria mantida desimpedida.
Não sabemos ainda se "aterro" será temporário ou não. Como tal o meu primeiro passao é falar com o responsável da obra e mais tarde a AST talvez actue se os sócios e direcção acharem adequado. Já agora lembra a TODOS que a AST não é somente o presidente, o tesoureiro, etc. são todos os sócios.
E tu Moura já es sócio?
Se não és deverias ser e juntares-te a todos os que têm opinião semelhante à tua.
Abraço