segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ilha Terceira XXL – Campeonato de Ondas Grandes (Regulamento conforme o apresentado na ultima assembleia geral da AST)

Introdução

A Associação de Surf da Ilha Terceira (AST), organiza, em parceria na produção com o JiggyBeach Sport Bar, pela primeira vez, o campeonato de ondas grandes, o “XXL Ilha Terceira”. Este evento visa a promoção da prática de Surf nos locais onde essas ondas ocorrem na Ilha Terceira. A prática de Surf em ondas grandes é uma actividade difícil e requer um grande empenho dos seus praticantes. As ondas grandes propiciam momentos únicos e de grande beleza natural em que o Homem e a Natureza se encontram e se desafiam ao limite. O Surf é uma actividade que promove hábitos de vida saudável e, como tal, deve ser impulsionada de forma a que todos conheçam o potencial de Surf na Ilha Terceira.

Instituição

Associação de Surf da Terceira, a AST é uma Associação sem fins lucrativos.É representada pela sua direcção através de Carlos Leal, Presidente; Orlando Guerreiro, Secretário e Sérgio Aparício, Tesoureiro, com a sede na morada: Biscoito Bravo n.º 47, na Freguesia dos Biscoitos, no Concelho da Praia da Vitória, com o NIF 508949785.

NIF – 508949785

Contactos

916725085 - Carlos Leal

966821198 - Orlando Guerreiro

963428849 - Sérgio Aparício

Projecto: AST – Ilha Terceira – Campeonato de Ondas Grandes

A AST, em conjunto com a Jiggy Club Produções, vem por este meio apresentar o seu melhor projecto, no que concerne à realização do evento de Surf, “O Ilha Terceira XXL – Campeonato de Ondas Grandes”. Este campeonanto consiste em recolher as melhores imagens, quer fotografadas, quer filmadas, da maior onda surfada (take-off e drop), maior tubo ou “baldo”, e enviá-las para o Blog da AST, referindo que se candidata ao campeonato XXL JIGGY.

Cada atleta e respectivo fotógrafo poderão concorrer com o número de ondas que entenderem. O prémio total será repartido pelas categorias de Surf e Bodyboard e pelos atletas e fotógrafos. O limite mínimo admissível, em termos de altura da onda, é de, sensivelmente, 2 metros na categoria de "Maior Onda". Os fotógrafos poderão ser ou não profissionais. Para a definição dos vencedores, será nomeada uma Comissão que irá escolher as 5 maiores ondas, nas duas categorias, escolhendo a maior onda e atleta da temporada 2009/2010. Atenção que os correntes, tanto o surfista e o fotógrafo, devem estar de acordo em participar no evento de Surf, “O Ilha Terceira XXL – Campeonato de Ondas Grandes”, e que esse acordo é da responsabilidade dos participantes.

Duração

O campeonato decorre entre os dias 1 de Outubro de 2009 e 31 de Maio de 2010. (Esta data não é a apresentada na ultima assembleia mas a da prolongação do prazo efectuada.) Pretende-se aproveitar as excelentes ondulações que atingem a Ilha Terceira durante o Outono, Inverno e início da Primavera. Será premiada uma foto artística com o tema “onda,” que será apreciada pela mesma comissão de júris.

Impacto do Projecto

Este projecto (médio impacto) pretende promover a prática do Surf e do Bodyboard nos locais de surf existentes na Ilha Terceira. O contacto dos jovens com o meio marinho, através do desporto (Surf e do Bodyboard) e da arte fotográfica, é uma mais valia para contrariar outros caminhos menos saudáveis.

Quão importante é sensibilizar a sociedade para a importância dos oceanos e das zonas costeiras, através da fotografia e do desporto! Conduzamos então os jovens a criar hábitos de vida saudável, sensibilizando-os para a preservação da natureza.

Carácter Inovador

Pela primeira vez é realizado um campeonato de ondas grandes na Ilha, “O XXL, Ilha Terceira”. É o 1.º grande evento a nível surfístico, visando a promoção da prática de Surf , nos locais onde essas ondas ocorrem, a partir da fotografia.

Relevância Social, Cultural ou Educativa do Projecto

Julgamos que a proposta por nós apresentada vai ao encontro do que pensamos ser importante para a Autarquia, nomeadamente no que se refere à prática desportiva, ao contacto dos jovens com o ambiente marinho e à sensibilização da sociedade para a importância dos Oceanos e para a preservação da Orla Costeira de nossa Ilha.

Prémios

Maior Onda

Surf:
Surfista - Prancha de Surf,
Fotografo - Vale em compras de material fotográfico

Bodyboard:
Surfista - Prancha de Bodyboard,
Fotografo - Vale em compras de material fotográfico

Melhor Tubo

Surf:
Surfista - Prancha de Surf,
Fotografo - Vale em compras de material fotográfico

Bodyboard:
Surfista - Prancha de Bodyboard,
Fotografo - Vale em compras de material fotográfico

Maior Baldo

Surf:
Surfista - Prémio simbólico
Fotografo - Prémio simbólico

Bodyboard:
Surfista - Prémio simbólico
Fotografo - Prémio simbólico

Foto Jiggy Beach: Exposição da Foto no Jiggy Beach Sport Bar (Fotografo e Surfista) durante seis meses.

Melhor Foto Artística
Fotografo - Prémio simbólico

PS.: Mais uma vez pedimos desculpa pela divulgação tardia do regulamento. Apressem-se a enviar as vossas melhores fotos pois já só faltam 13 dias...

10 comentários:

Associação de Surf da Ilha Terceira disse...

Pedimos a todos a vossa compreensão pelo atraso na postagem do regulamento do concurso e que aproveitem os 13 dias que ainda faltam para enviar as vossas fotos das várias categorias para o mail da ast (asterceira@gmail.com) com as informações necessárias para que sejam colocadas aqui no blog...

Tito disse...

Só mais uma perguntinha e não quero parecer chatinho mas o tubo, baldo e afins tem que ter mais de 2 metros?
Outra perguntinha... Quem vota ou quem seleciona as fotos depois?
abraço

Tito disse...

1 de Outubro? Então quer dizer por exemplo que as fotos tiradas pelo Paulo Melo ao Hugo Vau e a Mim em Santa Catarina no dia 8 de Outubro de 2009 também podem contar. Cá está a razão porque o regulamento tardou a aparecer, pois o próprio Paulo Melo disse-me que essas fotos não estavam dentro das datas do concurso. Penso que ele não é associado mas as informações deveriam ter passado para o exterior correctamente.
Abraço

ruimoniz disse...

eu continuo confuso Quando começa e qunado acaba???

Associação de Surf da Ilha Terceira disse...

O tamanho minimo do tubo nao ficou determinado devido ao facto de ser raro fazerem-se tubos acima dos dois metros, no caso do surf, e claro que se as fotos estão dentro da data referida podem entrar. A data como mencionado no post é de 1 de Outubro a 31 de Maio. Esperamos que fique tudo esclarecido e que enviem as vossas fotos para as várias categorias.

ruimoniz disse...

OK Thanks...

Tito disse...

Agora sim estou esclarecido!
Esse desabafo foi mais uma questão para pedir transparência e justiça no concurso. Pois não tenho problemas em fazer uma prancha com mão de obra grátis se vir que este merece e sem o regulamento à vista não poderia verificar isso, porque apareceram categorias que nunca tinha ouvido falar, bem como a data de inicio nunca pensei que fosse de 1 de Outubro e entre outros assuntos, ou seja, se não tivesse metido o bedelho penso que ficariam muitos assuntos por esclarecer.
É um pouco como os apoios e os patrocínios, se não virem resultados, cortam nos apoios e nos patrocínios.
Neste caso os Shapers estão a apoiar a AST.
E friso que não falei por querer uma prancha, quando quiser uma, faço eu e para mim.
Abraço e Boas Ondas e que seja um justo vencedor.

P.S.- E eu na sou nada competitivo imagina se fosse.

Azorian disse...

Tito nós, eu e qualquer um dos membros da direcção, entendemos e concordámos prontamente contigo que devia ter sido colocado aqui no blog o regulamento e o prolongamento de prazo e que isso foi uma falha grave... Só não compreendemos porque determinadas acusações foram feitas e de forma depreciativa sobre a AST tal como que o concurso era feito no passa a palavra e que as regras iam mudando conforme as vontades... Tendo em conta de que não somos desconhecidos e nos cruzamos varias vezes nos dias de surf e todos da direção somos moche apenas achamos que essas duvidas e sugestões deveriam ter sido colocadas pessoalmente ao responsáveis deste evento escusando-se determinadas trocas de palavras que só denegridem a AST. E tendo em conta que raramente a AST foi contactada para explicar como é para ser realizado o concurso e que as pessoas que não compareceram na Assembleia optaram quase sempre por falar com o amigo do lado para perceber o concurso ao contrário de contactar os responsáveis da associação pareceu-me ainda pior determinadas acusações que foram feitas. Foi um erro pois foi, mas poderia ter sido evitado pois como referiste o normal é o regulamento estar exposto aos participantes pelo que deveriam ter feito logo desde inicio essa chamada de atenção e não ficarem a espera que alguem colocasse um post fora do prazo antigo. Quem falou comigo sobre o concurso para tirar duvidas sempre referi todas as categorias e é por isso que já la tem a concurso uma foto de tubo do samuel há muito tempo tirada pelo alentejano... Ou pensavam que aquilo era a maior onda que o João fotografou o Samuel? Acho estranho... E por varias vezes o Orlando comentou com varias pessoas que ainda faltavam fotos para determinadas categorias... Até que eu me lembre ele pediu ao Ruizinho para seleccionar fotos artisticas porque ele tinha varias... Acho que é falando que nos entendemos e acho que sobre o que disseste inicialmente tens toda a razão mas acho que falhaste foi na forma como o fizeste... Embora não queira falar pelos outros acho que é este o pensamento dos meus colegas da direção da AST. Abraço e boas ondas nas 4 esta semana... Pra mim reuniões intercalares é o que está a dar!!

Tito disse...

Concordo plenamente com vocês que se calhar exagerei nas palavras e fica desde já as minhas desculpas a todos os que uma forma ou de outra foram indevidamente "acusados".
Eu nunca tive dúvidas no concurso até ao dia em que colocaram as categorias do concurso, pois regulei-me sempre pelo post colocado na abertura do concurso em que só tinha uma categoria.
O Tubo do Samuel? infelizmente o Samuel praticamente esteve ausente esta temporada e não têm assim tantas fotos XXL e aquela do tubo têm o tal 1.5m que referia no post de abertura do XXL, bem como penso que devem existir muitas fotos de tubos em bodyboard, inclusive os bodyboarder's que foram pontuais à reunião.
Tinha-se evitado a polémica sim..., mas de certa forma foi bom para todos:
- para mim numa próxima pergunto a vocês, ou coloco um comment mas de forma menos invasiva.
- Vocês aprenderam que na próxima apresentam de imediato o regulamento ou não abrem nenhum concurso sem antes ter o regulamento.
Competição é uma palavra forte e havendo essa competição, deve ser levado a sério, pois há quem não goste de perder nem a feijões, quanto mais a pranchas e como diz o nosso amigo João Luis "é um pau de 2 bicos". E quem me conhece sabe que não levo a competição nada a sério, perder ou ganhar eu gosto é de jogar.
Mais uma vez desculpa a todos e imagino o quanto é difícil estar desse lado, quando só criticam e fazer...? nada...
Daqui só lhes posso dar força para os próximos eventos e se precisarem da minha ajuda ou opinião é só dizer.
Abraço e acho k as 4 ainda nada, tá mto forte o vento!

Filipe Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.