domingo, 25 de julho de 2010

SOS Rabo de Peixe

(texto retirado na integra do blog: Wave Riders Acores)
Porto de Rabo de Peixe vai ser ampliado
O Governo regional vai amanhã a Rabo de Peixe discutir com os pescadores locais o estudo prévio de ampliação do porto de pesca, um projecto que deverá ficar concluído ainda durante este ano.
A garantia foi dada pelo próprio Presidente do Governo regional,depois da reunião do Conselho de Governo com o executivo camarário da Ribeira Grande. Carlos César reconheceu que, na altura, as obras feitas foram as "necessárias e adequadas", mas que volvida menos de uma década e depois de 9 milhões de euros de investimento, aquela infraestrutura portuária da costa norte da Ilha de São Miguel, apresenta alguns constrngimentos.
A ondulação na bacia do porto, a pequenez do cais de acostagem, a lota e a zona de parquemaneto das embarcações e o reforço do actual molhe de protecção, são aspectos que o executivo quer corrigir em nome de uma maior eficácia do porto.
No final da reunião entre Governo e autarquia, Carlos César anunciou ainda para Agosto o lançamento do concurso para a construção da nova Escola Básica e Integrada Gaspar Fructuoso, que receberá 1500 alunos, permitindo o "desanuviamento" da actual Secundária da Ribeira Grande, e cujo investimento rondará os 14,5 milhões de euros.
O Presidente da Câmara da Ribeira Grande ficou satisfeito com os anuncios do Governo e, na ocasião, ressalvou a importãncia da linha de crédito disponibilizada pelo executivo para poder pagar, a tempo e horas, aos fornecedores.
Esta foi a segunda reunião do executivo com as autarquias. Depois da Lagoa e Ribeira Grande, seguem-se reuniões com os dois concelhos da Terceira , Angra do heorismo e Praia da Vitória , e com a Câmara da Horta, sendo que o executivo garantiu já que também reunirá com os restantes 4 municípios de São Miguel.
Carmo Rodeia

Está na hora dos clubes, associações, surfistas e bodyboarders açorianos partirem para a acção. Podem colaborar, enviando um email para a presidência do governo (governoregional@azores.gov.pt), solicitando uma explicação sobre esta ampliação do porto de Rabo de Peixe e se a mesma irá inviabilizar a práctica de desportos de ondas a dezenas de surfistas e bodyboarders de todo o mundo que, durante todo o ano se dirigem àquele local. Não fiques a dormir, passa já à acção. O Wave Riders Açores já começou a dar o seu contributo, com a criação do sinal SOS Rabo de Peixe, que poderá ser util para para fazer autocolantes, posters, cartazes, colocar em sites e blogues ou para qualquer outra coisa que alerte para evitar a "morte" definitiva do que resta de uma das melhores ondas de São Miguel.

"If we dont take action now we settle for nothing later"

1 comentário:

Carolina Salgueiro Pereira disse...

Ganhei um concurso da Lightning Bolt a nivel nacional e depois a procura pela escrita foi aumentando.
Desde pequenina que escrevo e em todos os concursos que participei quer na escola ou fora da escola, fiquei em primeiro ou segundo lugar, o que... parecendo que não, foi-me dando mais motivação para apostar neste ramo.
Alguns textos meus foram saindo em revistas como a Onfire e a SurfPortugal.
O ultimo em que participei e ganhei exige um pouco mais de responsabilidade, é da Rip Curl e o objectivo é cobrir um evento internacional: Rip Curl Pro Peniche.
Para tal, deciudi pedir ajuda a alguns cronistas mais dotados para me darem conselhos e verem alguns trabalhos meus.
Todos gostaram bastante, disseram que estava num bom caminho e aconselharam-me a fazer um blog. Eu fiz.

Este projecto tem pernas para andar, mas pedia assim a vossa ajuda. Quem tenha blogs, pedia que se torna-se seguidor e se poder, divulge. E mesmo os que não têm blogs, podem divulgar.

O blog é: www.theduckdive.blogspot.com

Tive à pouco tempo uma sugestão de um senhor (não conheço) que disse que encontrou o meu blog na internet: recolher vivencias para depois adaptar em crónicas.
Achei uma boa ideia!
Por isso, quem quiser contar uma vivencia de algo que se tenha passado ou saiba que se passou, e quiser ajudar, pode enviar por PM ou para o email carolinasalgueiropereira@live.com.pt (prefiro para o email).
Caso exista alguma coisa que não queiram que refira (nomes, local, algum ponto que não queiram que toque, etc...) eu quando for a 'transformar' ou a pegar na historia para escrever alguma coisa, respeito essas condições.
Se não acharem uma boa ideia, tambem o podem dizer! É apenas uma forma de ter 'mais e melhor material'.

Obrigada.