Bem vindos à Terceira. Terra de BRAVOS e de ondas, igualmente, bravas!!!

A Ilha Terceira, inicialmente baptizada de Ilha de Jesus Cristo, tem a sua bravura devido aos feitos das suas gentes ao longo da história. Ficam algumas notas interessantes sobre:

Angra do Heroísmo é, em 1534, a primeira povoação dos Açores a ser elevada a cidade, sendo no mesmo ano escolhida, pelo Papa Paulo III, para sede do bispado. No final deste século, durante o domínio filipino em Portugal, a ilha Terceira foi um grande centro de resistência, apoiando a causa de D. António, Prior do Crato, tendo sido a última terra portuguesa a render-se à soberania espanhola.
É deste episódio que resulta a divisa do brasão de armas "Antes morrer livres que em paz sujeitos"

Nas Lutas Liberais, esta ilha teve um papel preponderante. Em 1829, uma tentativa de desembarque dos Absolutistas, na então Vila da Praia, foi frustrada, razão porque esta recebeu o nome de Praia da Vitória. No mesmo ano, foi sede da Capitania Geral das Ilhas dos Açores, e mais tarde, a regência do Reino foi instalada em Angra, que, pelo espírito de sacrifício e patriotismo demonstrados, passou a ser designada por Angra do Heroísmo.


Depois desta, muito breve, introdução histórica vamos ao que mais interessa:
SURF!!!!

Não existem muitos spots de surf na Ilha Terceira. Pelo menos, de fácil acesso.
Vamos vos informar de onde podem apanhar ondas respeitando, obviamente, o ambiente e os (Bravos, como não poderia deixar de ser) locais.
Vamos começar pelo mais "soft".

"Praia" da Riviera: Fica no interior da baía da Praia da Vitória e é um dos spots onde é mais fácil surfar e onde também existe mais crowd.
Se estão muitos na água, o melhor é "entrar de fininho" e respeitar os locais, especialmente se os picos da pedra (esquerda do chinês) ou do Vietnam estiverem a funcionar.

Santa Catarina: É a onda mágica da ilha Terceira, a "princesa assassina". Se não tens os níveis de confiança e de experiência elevados é melhor ficar em terra a ver o power. Pico triangular, raso, fundo afiado e, quando quebra com boas condições, os locais habituais estão presentes.

4 Ribeiras: Um point principalmente com esquerda (e direita de acordo com o swell) bastante divertido e com ondas power. Entradas e saídas de água por calhau rolado e/ou blocos o que torna esta a parte mais radical da surfada (muito radical mesmo!!!!). Quando a esquerda está a funcionar também é bastante comum ter os locais habituais. Se contares mais que 6 "cabeças" dentro de água, aproveita para desfrutar da paisagem cá fora. Este lugar é um Sitio de Importância Comunitária - SIC- e é LINDO.

Porto Martins: Point com três picos distintos que podem funcionar em conjunto de acordo com o swell. Local tranquilo e de fácil acesso e, como tal, sempre que funciona tem o, assíduo, grupo de locais do PM. Se o mar te parecer ter algum tamanho ...   espera para ver o set antes de entrar. Poderá estar acima do que estás à espera. O "set vassoura" demora, mas quando entra, varre à grande!!

Contendas: Um dos locais mais bonitos onde costumamos fazer surf. É uma Zona de Protecção Especial -ZPE - e tem uma onda muito bonita e está localizada na freguesia de S. Sebastião. É um point de esquerda que por vezes pode se tornar agreste devido a fortes correntes. Por vezes quebra também uma direita conforme a direcção do swell. Quando está bom, normalmente, tem os habituais locais. Se estiverem muitos na água o melhor é aproveitar e desfrutar da paisagem. É uma importante zona de nidificação de andorinhas do mar  das espécies: sterna hirundo e sterna dougallii.
A ornitologia ... :)

Terreiro de S. Mateus: Point de direita que funciona apenas de maré vazia até meia maré. Esta onda ficou seriamente afectada por uma obra costeira construída recentemente. Agora temos um backwash crónico a partir da meia maré. A vista do Terreiro de S. Mateus para o Monte Brasil é bastante interessante. Tal como nos restantes spots também é comum a presença de locais.


Se depois da surfada te der aquela larica do costume, segue o nosso conselho para matares o bichinho no estômago. 

Em Angra do Heroísmo recomendamos uma boa patuscada na Tasca das Tias na Rua de S. João. Sai um delicioso prego de pernil fumado em bolo levedo?
ou um Prego de Alheira com espinafres?

Na Praia da Vitória se apanhares umas boas em Santa ou na Riviera vais estar com fome. Com certeza!! O pessoal que não quer perder tempo vai logo ao restaurante La Barca e pede uma pizza...ou duas. As minhas favoritas são as pizzas Vegetariana e Havaiana (sim, eu peço sempre duas). As pizzas e massas são muito boas e tens sempre o privilégio de almoçar com vista para o surf spot.


Se não tiveres muita fome e estás numa de beber um café (eu recomendo o com natas e caramelo) e comer algo mais simples, mas sempre com uma vista bonita para o mar, vai até ao Delman. Se estiveres com apetite prova a magnifica tosta de salmão com queijo de cabra.
A sério!! Foi o meu almoço hoje.
O Delman é também o local ideal para a saída à noite. Podes ir a pé e é bastante frequente haver música ao vivo.

E, por último mas não menos importante, se por algum azar partires uma quilha (esperemos que não, mas no meio de tanto calhau...) ou apenas precisares de wax o local ideal é na Gear-up surf shop na Rua de S. João n.º 44 em Angra do Heroísmo. Além de material técnico variado tem as roupas e calçado de surf e skate das marcas habituais.

Qualquer dúvida contacta o pessoal da AST.

Esperemos que apanhes boas ondas e que consigas desfrutar ao máximo da Ilha Terceira.


Boas ondas e bons ventos.


Orlando Guerreiro